São cirurgias utilizadas para corrigir as orelhas muito proeminentes, que em geral trazem grandes problemas emocionais e de relacionamento às crianças e adolescentes. As cirurgias podem ser feitas a partir dos 7 anos, idade em que as outras crianças costumam começar a chatear os portadores dessa deformidade. As técnicas variam um pouco dependendo de cada caso, mas são sempre feitas com incisão atrás das orelhas, portanto imperceptíveis. Os curativos nas crianças devem permanecer por 7 dias, para evitar traumatismo da área operada. Nos adultos ficam por 24 horas.
Pré-operatório:
Os exames pré-operatórios normalmente são só de sangue e urina, uma vez que em geral são crianças ou adolescentes. As anestesias mais comuns são a geral nas crianças e local com sedação nos adultos. A duração é de uma a duas horas e a alta é no mesmo dia.
Pós-operatório:
Nas crianças o curativo deve ficar por uma semana, pois são frequentes os casos de traumatismo nas brincadeiras. Os pontos são retirados entre 7 e 10 dias, podendo começar os exercícios com atenção a fim de evitar traumatismos. Com um mês o paciente é liberado a esportes em geral e exposição ao sol.