Descrição:

A abdominoplastia é utilizada quando, além do acúmulo de gordura (e mesmo sem esta situação), existe uma flacidez de pele, geralmente após gestação ou grandes perdas de peso. A cirurgia consiste na resseção deste excesso de pele, lipoaspiração maior ou menor na dependência do caso, e plicatura longitudinal da musculatura, visando tratar sua flacidez. A cicatriz resultante é maior que a da cesária (de 4 a 10 cm maior de cada lado) e pode ou não existir ao redor do umbigo. As técnicas atuais envolvem menor descolamento, com menores riscos e mais rápida recuperação. Em geral deve ser evitada se a paciente tem planos de engravidar.

Pré-operatório:

Os exames pré-operatórios normalmente são de sangue, urina e risco cirúrgico (avaliação cardiológica). As anestesias mais frequentes são peridural ou geral. A duração é de 2 a 4 horas, com internação por 24 ou 48 horas. É comum usar dreno e curativo compressivo. A paciente terá alta usando modelador.

Pós-operatório:

É a cirurgia que exige maior repouso, de 10 a 15 dias, podendo após esse período começar a caminhar com maior desenvoltura, e as atividades laborativas que exijam esforço físico. A cinta deve ser usada por um mês, assim como o início de exercícios. Exposição solar com um mês. Os pontos são retirados de 7 a 10 dias.